Já deves ter ouvido dizer "Fulano tem estilo!"Afinal, o que é ter estilo?!
O estilo é a expressão própria de uma personalidade, de uma maneira de estar e de pensar de um indivíduo(ou até de uma geração), e que se reflecte, por exemplo, na maneira como se veste, como se penteia, como anda, como fala , como se comporta em público, etc., e até na maneira como escreve.
Quando falamos de estilo não nos referimos à banalidade, mas à originalidade, ao que é diferente, ao que é expressivo.
Tal com há pessoas que tentam sair da banalidade, também há escritores que tentam criar um estilo.
O estilo literário é a maneira particular de escrever de um determinado escritor ou até de uma determinada época. Cada escritor tem a sua maneira peculiar de se exprimir, uma vez que cada um tem uma sensibilidade própria, uma vivência distinta e até uma visão diferente do mundo.
Para criar um estilo, os escritores servem-se dos mais variados meios - os recursos estilísticos- de forma a tornar a frase mais sugestiva, mais expressiva, mais musical. Claro que se servem de palavras, de frases como a gente mais vulgar, mas o segredo está em dizer aquilo que é corrente de forma original, criando à sua volta um atmosfera sentimental e fantasiosa que irá despertar no leitor imagens das coisas a que se refere. E são essas imagens que iluminam o nosso pensamento , dispensando outros acessórios de que as frases vulgarmente construídas se servem.
Essa imagens, que podem transportar um universo, podem ser conseguidas através das figuras de estilo.
Sem comentários:
Enviar um comentário